sábado, 22 de novembro de 2025

Proposta de Trabalho! Conheça!

PROPOSTA DE TRABALHO

 

CANDIDATOS À DIREÇÃO

  

ESCOLA MUNICIPAL POETA JOÃO CABRAL DE MELO NETO

   

MANDATO: 2026/2028



1.    DADOS DA ESCOLA

Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto

Rua Marco Campos, 371

Número de alunos: 296

2.    DADOS DOS CANDIDATOS QUE COMPÕEM A CHAPA

 

Nome do candidato à Direção

Rogério Adriano Lau


 

Nome do candidato a Vice-Direção

Simone Regina Becher Santos


 

3.    SLOGAN DA CHAPA

 

Quando a família e escola trabalham juntas, tudo fica mais completo.

 

4.    OBJETIVO GERAL DA CANDIDATURA

 

Promover o desenvolvimento integral da criança, considerando seus aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos, preparando-a para atuar de forma crítica, criativa e autônoma na sociedade. Busca-se oferecer um processo de ensino-aprendizagem dinâmico, colaborativo e significativo, que valorize a individualidade do estudante, estimule sua curiosidade e favoreça a construção do conhecimento por meio da exploração de diferentes espaços, materiais e experiências.

 

5.    ANÁLISE DOS CENÁRIOS

 

Consolidar a escola como um espaço educativo, democrático e inclusivo, promovendo a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar no processo de construção coletiva das ações pedagógicas e administrativas. Busca-se fortalecer a gestão participativa, garantindo a equidade, a transparência e o diálogo como princípios norteadores das decisões, de modo a assegurar um ambiente escolar acolhedor, inovador e comprometido com a formação integral dos estudantes e com a melhoria contínua da qualidade do ensino.

 

6.    ANÁLISE DIAGNÓSTICA

 

Receber em sala de aula crianças e estudantes com diferentes trajetórias de vida e históricos sociais exige da escola um olhar sensível, reflexivo e comprometido com a diversidade. Essa realidade nos convida a repensar práticas pedagógicas e a construir caminhos que promovam o desenvolvimento integral de cada estudante, respeitando suas individualidades, ritmos e potencialidades.

 

Diante desse cenário, é imprescindível que os encaminhamentos pedagógicos valorizem o estudante como sujeito ativo do processo de aprendizagem e que a escola se consolide como um espaço de formação humana, inclusiva, equitativa e acolhedora. A gestão escolar, nesse sentido, deve atuar de forma colaborativa, incentivando o planejamento e o replanejamento constantes das ações educativas, de modo a favorecer a reflexão crítica dos profissionais sobre suas práticas e a busca por metodologias que garantam o direito de aprender a todos.

 

Assim, a análise do contexto evidencia a importância de uma gestão democrática e participativa, capaz de promover o diálogo, fortalecer o trabalho coletivo e assegurar que cada decisão esteja orientada pela missão de transformar a escola em um ambiente de aprendizagem significativa, cidadania e valorização da diversidade.

 

7.    VISÃO SOBRE A ESCOLA

 

Acreditar na capacidade de opinar, aprender, brincar, construir, imaginar e participar é reconhecer que cada estudante e cada criança traz consigo um universo de saberes, experiências e possibilidades. É a partir dessa crença que se propõe uma gestão comprometida em transformar a escola em um verdadeiro espaço de acolhimento, aprendizagem e pertencimento, onde todos tenham voz e vez.

Entende-se que a escola deve respeitar e valorizar todas as etapas do desenvolvimento humano, proporcionando condições para que cada estudante avance em seu próprio ritmo, superando barreiras que possam limitar seu crescimento intelectual, emocional e social. A gestão escolar, nesse contexto, deve assumir o papel de mediadora, estimulando práticas pedagógicas inclusivas, criativas e colaborativas que promovam o desenvolvimento pleno e a formação cidadã.

Assim, acredita-se que fortalecer uma cultura escolar pautada no diálogo, no respeito às diferenças e na valorização das potencialidades individuais é o caminho para consolidar uma educação de qualidade, democrática e humanizadora, capaz de preparar nossos estudantes para a vida em sociedade e para o exercício da autonomia e da responsabilidade.

 

8.    OBJETIVOS E METAS ESTRATÉGICAS

 

Buscar uma gestão verdadeiramente participativa, que envolva todos os segmentos da comunidade escolar — equipe gestora, professores, funcionários, estudantes, famílias e comunidade local — é fundamental para o fortalecimento da escola. Acredita-se que a união e o diálogo entre os diferentes setores educacionais ampliam as possibilidades de realização das tarefas com eficácia e compromisso coletivo.

 

Quando o grupo trabalha de forma integrada, cria-se um ambiente de cooperação e corresponsabilidade, no qual o compartilhamento de saberes e experiências favorece a construção de soluções mais criativas e efetivas para os desafios que surgem no cotidiano escolar. Essa troca mútua de conhecimentos possibilita identificar e compreender melhor os problemas que emergem durante a jornada educativa, promovendo a reflexão conjunta e o engajamento de todos na busca por melhorias.

 

Dessa forma, cada indivíduo passa a se reconhecer como parte essencial do processo educativo, sentindo-se comprometido e motivado a contribuir para o bem comum da escola e para o desenvolvimento pleno dos estudantes e das crianças, consolidando uma gestão democrática, acolhedora e eficiente.

 

9.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Promover o aprimoramento contínuo do trabalho pedagógico e administrativo por meio da criação de oportunidades formativas voltadas a professores e funcionários, como permanências concentradas, capacitações, palestras, grupos de estudo, trocas de experiências e encaminhamentos diferenciados, buscando o fortalecimento das práticas educativas e a melhoria da qualidade do ensino.

 

Utilizar os resultados das avaliações internas e externas — como SAEB, Prova Paraná e Prova Curitiba — como referência para o planejamento, replanejamento e implementação de estratégias que visem à elevação dos índices de desempenho e ao fortalecimento do ensino de qualidade.

 

Fomentar a cultura de avaliação contínua e reflexiva, estimulando a análise crítica dos resultados e o compromisso coletivo com a aprendizagem de todos os estudantes.

 

Valorizar o trabalho colaborativo entre os diferentes segmentos da escola, promovendo um ambiente de corresponsabilidade, diálogo e compromisso com os objetivos institucionais.

 

10. ESTRATÉGIAS

 

Busca-se, no ambiente escolar, o constante aprimoramento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando múltiplas oportunidades para que cada estudante ou criança se aproprie do conhecimento de forma ativa, crítica e significativa. Tal propósito parte de práticas pedagógicas intencionais, planejadas e mediadas pelo professor, que atua como orientador e facilitador do desenvolvimento integral do estudante.

 

Defende-se o direito de todos à aprendizagem, pautado em princípios de democracia, equidade e inclusão, valores essenciais para a construção de uma escola justa e acolhedora. Pretende-se formar sujeitos críticos, reflexivos, participativos e conscientes de seu papel social, capazes de compreender o mundo por meio do conhecimento científico, histórico e cultural, atuando com responsabilidade e autonomia na vida em sociedade.

 

A educação, nesse contexto, deve ser vivenciada de maneira integral, oferecendo experiências que possibilitem ao estudante vivenciar, experimentar, discutir, aprimorar e analisar seu próprio processo de aprendizagem. Assim, a escola assume o compromisso de promover um ambiente educativo dinâmico, cooperativo e transformador, no qual cada indivíduo é valorizado em sua singularidade e potencialidade.

 

Com o propósito de fortalecer uma escola equânime e inclusiva, alinhada ao conceito de Cidade Educadora, a gestão propõe o desenvolvimento de ações que articulem esforços individuais e coletivos em prol da aprendizagem significativa e da melhoria contínua da qualidade educacional.

 

Para garantir a efetividade desse trabalho, a proposta de gestão prevê a elaboração de um Plano de Ação Anual, construído de forma participativa e coerente com as fragilidades e potencialidades da unidade escolar. Esse plano será constantemente analisado e ajustado a partir dos resultados das avaliações internas e externas (como SAEB, Prova Paraná, Prova Curitiba, PIQ), bem como das demandas apontadas pela comunidade escolar, pelos professores e pelos estudantes.

 

Dessa forma, a gestão pretende consolidar uma prática educativa comprometida com a transformação social, a valorização do trabalho coletivo e o fortalecimento da escola pública como espaço de formação humana, crítica e cidadã.

 

11. AÇÕES: PROGRAMAS E PROJETOS

 

GESTÃO ADMINISTRATIVA

Garantir a transparência das rotinas administrativas, apresentando constantemente as atividades desenvolvidas à comunidade escolar e promovendo uma gestão participativa.

Revisitar periodicamente os processos e buscar feedback do colegiado escolar, a fim de realizar as adequações necessárias para o aprimoramento das práticas pedagógicas e administrativas.

Propiciar um espaço de trabalho responsável, agradável e colaborativo, que valorize a interação coletiva e respeite a individualidade de cada profissional.

Priorizar a conscientização sobre direitos e deveres, promovendo motivação, reconhecimento e incentivo para profissionais engajados e comprometidos com a educação.

Estabelecer, em conjunto com o colegiado escolar, o Plano Anual das Ações, definindo metas e estratégias claras para a melhoria contínua da escola.

Organizar reuniões quinzenais com a equipe pedagógica e administrativa para acompanhamento das ações, avaliação de resultados e tomada de decisões coletivas.

Desenvolver ações que garantam o suporte necessário a todos os segmentos da escola, fortalecendo a participação e o compromisso com as tarefas e responsabilidades.

Construir mecanismos (whatsapp e vídeo conferência) que aumentem a comunicação, a mobilização e a representação do colegiado escolar, do Conselho de Escola, da APPF, das assembleias e da mantenedora.

Fomentar a escuta ativa dos alunos (verbal, visual, corporal e intencional), promovendo a participação no momento de execução dos Hinos Nacional, do Estado do Paraná, de Curitiba e da Bandeira, conforme Lei Municipal nº 10.536/02.

Sensibilizar o colegiado para a prática ética, respeitosa e solidária no cotidiano escolar.

Articular com setores da SME e privados ações e parcerias que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino.

Repensar e reorganizar constantemente os espaços internos e externos da escola, buscando estimular o bem-estar e o aprendizado de estudantes, crianças e professores.

Incentivar atividades voluntárias junto ao colegiado escolar para melhorias na unidade e redução de gastos.

Ampliar o sistema de câmeras de segurança.

Concluir a aquisição de TVs smart para o pátio interno.

Readaptar a sala multimídia para um espaço maker, com robótica, impressora 3D, uso de mídias digitais e atividades práticas.

 

 

GESTÃO PEDAGÓGICA

 

Colocar o processo de ensino-aprendizagem no centro das decisões, buscando constantemente a qualidade da educação oferecida.

Articular práticas pedagógicas que promovam a apropriação do conhecimento científico de forma criativa, significativa e contextualizada para cada estudante/criança.

Proporcionar uma escola equânime, inclusiva e sensível às diferenças individuais, valorizando as potencialidades e necessidades de cada estudante.

Incentivar a participação de todos os profissionais da escola em cursos, capacitações e programas de atualização pedagógica, comunicando em tempo hábil as oportunidades oferecidas pela mantenedora.

Reconhecer e respeitar a pluralidade cultural, social e religiosa da comunidade escolar, promovendo o diálogo aberto e constante entre escola, família e comunidade.

Assegurar uma escola inclusiva, que respeite, acolha e reconheça as diferenças individuais, garantindo condições para que todos os estudantes aprendam de maneira plena.

Garantir a continuidade de projetos e programas consolidados na escola, como Fanfarra, Programa Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir (CPP), Projeto Potencializando Saberes: extensão, Preste Atenção, Indique um Livro, Espaço Maker, entre outros.

Criar oportunidades para novos projetos pedagógicos, como: Potencializando Saberes: migrantes, Xadrez e Hortas Escolares, Comunidade Escola, ampliando as possibilidades de aprendizagem prática e interdisciplinar.

Criar murais pedagógicos, ampliar espaços de leitura e promover atividades artísticas, culturais e festividades escolares que valorizem a criatividade dos estudantes.

Incentivar a participação de professores e outros profissionais em atividades pedagógicas, reuniões, mostra de trabalhos e eventos escolares, fortalecendo o trabalho coletivo.

Estabelecer horários de uso da biblioteca em parceria com o professor regente e corregente, promovendo leituras, teatros de fantoches e outras atividades lúdicas.

Enviar ao colegiado escolar o planejamento anual das atividades e projetos (Anexo I), garantindo clareza e transparência.

Monitorar os resultados das, Prova Paraná, SAEB e Prova Curitiba, promovendo análises coletivas com o grupo docente para orientar estratégias de melhoria contínua.

Incentivar a participação em assessoramentos, permanências e momentos de estudo pedagógico, utilizando os resultados das avaliações para orientar práticas de sala de aula.

Priorizar o trabalho de corregência, fortalecendo o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem.

Seguir os parâmetros estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação para garantir organização, equidade e eficiência na distribuição de professores e alunos.

Garantir espaços físicos e recursos adequados para o bom desempenho das atividades escolares, valorizando o conforto e a segurança de todos.

Revisar e realimentar o PPP sempre que necessário, integrando novas estratégias, programas e propostas pedagógicas de forma participativa.

 

GESTÃO FINANCEIRA

Garantir a compra e a reposição dos materiais pedagógicos e de consumo necessários à prática educativa, assegurando que todos os componentes curriculares tenham os recursos adequados para o desenvolvimento das atividades escolares.

Utilizar os recursos financeiros da unidade escolar em conformidade com o Plano Anual de Aplicação, devidamente aprovado e registrado em livro próprio, garantindo transparência e legalidade em todas as ações.

Incentivar a participação ativa da comunidade nas decisões relativas a melhorias e manutenções do espaço escolar, promovendo ações voluntárias e mutirões colaborativos que fortaleçam o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade.

Criar uma comissão específica para auxiliar nos processos de aquisição de materiais e contratação de serviços, com o objetivo de agilizar as demandas e assegurar o cumprimento das necessidades prioritárias da escola.

Instalar toldo na entrada principal até o portão, oferecendo maior proteção e conforto nos dias de chuva.

Realizar repintura dos espaços externos, incluindo linhas da quadra esportiva e jogos do pátio, promovendo um ambiente mais atrativo e organizado.

Revisar e aprimorar grades e portões no entorno da escola, buscando alternativas que reforcem a segurança de estudantes, profissionais e visitantes.

Prestar assessoramento contínuo ao colegiado escolar, apresentando relatórios e esclarecimentos sobre as movimentações financeiras, garantindo clareza, responsabilidade e controle coletivo na gestão dos recursos.

 Promover ações voltadas à conservação, manutenção e melhoria dos espaços e equipamentos da unidade, incentivando o uso responsável e o cuidado com o ambiente escolar.

Criar instrumentos de acompanhamento e controle do uso de materiais, evitando desperdícios e promovendo o consumo consciente, de forma a otimizar os recursos disponíveis.

 

 

ARTICULAÇÃO COM O COLEGIADO E COMUNIDADE

Oportunizar momentos de convivência e interação entre pais e filhos na escola, por meio de atividades planejadas como leituras compartilhadas, jogos educativos, oficinas de pintura e desenho, apresentações teatrais, contação de histórias e demais ações lúdicas que envolvam o aprendizado de forma prazerosa e colaborativa.

Articular com as famílias informações relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, promovendo reuniões, palestras, rodas de conversa e encontros na Unidade Escolar, fortalecendo o diálogo entre equipe pedagógica e responsáveis.

Organizar encontros de integração entre os alunos da Educação Infantil, UEI e do Ensino Regular, favorecendo o convívio, a troca de experiências e o sentimento de pertencimento à comunidade escolar, com destaque para as mostras de trabalhos e apresentações coletivas.

Promover momentos de visitação das famílias à unidade escolar, possibilitando que apreciem os trabalhos produzidos pelos estudantes, reconhecendo o esforço, o talento e o envolvimento de todos nos projetos pedagógicos desenvolvidos.

 

 

12. CRONOGRAMA

 

GESTÃO ADMINISTRATIVA

ANO I

ANO II

ANO III

1º S

2º S

1º S

2º S

1º S

2º S

Garantir a transparência das rotinas administrativas, apresentando constantemente as atividades desenvolvidas à comunidade escolar e promovendo uma gestão participativa.

X

X

X

X

X

X

Revisitar periodicamente os processos e buscar feedback do colegiado escolar, a fim de realizar as adequações necessárias para o aprimoramento das práticas pedagógicas e administrativas.

X

X

X

X

X

X

Propiciar um espaço de trabalho responsável, agradável e colaborativo, que valorize a interação coletiva e respeite a individualidade de cada profissional.

X

X

X

X

X

X

Priorizar a conscientização sobre direitos e deveres, promovendo motivação, reconhecimento e incentivo para profissionais engajados e comprometidos com a educação.

X

X

X

X

X

X

Estabelecer, em conjunto com o colegiado escolar, o Plano Anual das Ações, definindo metas e estratégias claras para a melhoria contínua da escola.

X

X

X

X

X

X

Organizar reuniões quinzenais com a equipe pedagógica e administrativa para acompanhamento das ações, avaliação de resultados e tomada de decisões coletivas.

X

X

X

X

X

X

Desenvolver ações que garantam o suporte necessário a todos os segmentos da escola, fortalecendo a participação e o compromisso com as tarefas e responsabilidades.

X

X

X

X

X

X

Construir mecanismos (whatsapp, vídeo conferência) que aumentem a comunicação, a mobilização e a representação do colegiado escolar, do Conselho de Escola, da APPF, das assembleias e da mantenedora.

X

X

X

X

X

X

Fomentar a escuta ativa dos alunos (verbal, visual, corporal e intencional), promovendo a participação no momento de execução dos Hinos Nacional, do Estado do Paraná, de Curitiba e da Bandeira, conforme Lei Municipal nº 10.536/02.

X

X

X

X

X

X

Sensibilizar o colegiado para a prática ética, respeitosa e solidária no cotidiano escolar.

X

X

X

X

X

X

Articular com setores da SME e privados ações e parcerias que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino.

X

X

X

X

X

X

Repensar e reorganizar constantemente os espaços internos e externos da escola, buscando estimular o bem-estar e o aprendizado de estudantes, crianças e professores.

X

X

X

X

X

X

Incentivar atividades voluntárias junto ao colegiado escolar para melhorias na unidade e redução de gastos.

X

X

X

X

X

X

Ampliar o sistema de câmeras de segurança.

                       

X

X

X

X

X

X

Concluir a aquisição de TVs smart para o pátio interno.

X

X

X

X

X

X

Ampliação do sistema das câmeras de segurança.

X

X

X

X

X

X

Readaptar a sala multimídia para um espaço maker, com robótica, impressora 3D, uso de mídias digitais e atividades práticas.

X

X

X

X

X

X

GESTÃO PEDAGÓGICA

ANO I

ANO II

ANO III

1º S

2º S

1º S

2º S

1º S

2º S

Colocar o processo de ensino-aprendizagem no centro das decisões, buscando constantemente a qualidade da educação oferecida.

X

X

X

X

X

X

Articular práticas pedagógicas que promovam a apropriação do conhecimento científico de forma criativa, significativa e contextualizada para cada estudante/criança.

X

X

X

X

X

X

Proporcionar uma escola equânime, inclusiva e sensível às diferenças individuais, valorizando as potencialidades e necessidades de cada estudante.

X

X

X

X

X

X

Incentivar a participação de todos os profissionais da escola em cursos, capacitações e programas de atualização pedagógica, comunicando em tempo hábil as oportunidades oferecidas pela mantenedora.

X

X

X

X

X

X

Reconhecer e respeitar a pluralidade cultural, social e religiosa da comunidade escolar, promovendo o diálogo aberto e constante entre escola, família e comunidade.

X

X

X

X

X

X

Assegurar uma escola inclusiva, que respeite, acolha e reconheça as diferenças individuais, garantindo condições para que todos os estudantes aprendam de maneira plena.

X

X

X

X

X

X

Garantir a continuidade de projetos e programas consolidados na escola, como Fanfarra, Programa Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir (CPP), Projeto Potencializando Saberes: extensão, Preste Atenção, Indique um Livro, Espaço Maker, entre outros.

X

X

X

X

X

X

Criar oportunidades para novos projetos pedagógicos, como: Potencializando Saberes: migrantes, Xadrez e Hortas Escolares, Comunidade Escola, ampliando as possibilidades de aprendizagem prática e interdisciplinar.

X

X

X

X

X

X

Criar murais pedagógicos, ampliar espaços de leitura e promover atividades artísticas, culturais e festividades escolares que valorizem a criatividade dos estudantes.

X

X

X

X

X

X

Incentivar a participação de professores e outros profissionais em atividades pedagógicas, reuniões, mostra de trabalhos e eventos escolares, fortalecendo o trabalho coletivo.

X

X

X

X

X

X

Estabelecer horários de uso da biblioteca em parceria com o professor regente e corregente, promovendo leituras, teatros de fantoches e outras atividades lúdicas.

X

X

X

X

X

X

Enviar ao colegiado escolar o planejamento anual das atividades e projetos (Anexo I), garantindo clareza e transparência.

X

X

X

X

X

X

Monitorar os resultados das, Prova Paraná, SAEB e Prova Curitiba, promovendo análises coletivas com o grupo docente para orientar estratégias de melhoria contínua.

X

X

X

X

X

X

Incentivar a participação em assessoramentos, permanências e momentos de estudo pedagógico, utilizando os resultados das avaliações para orientar práticas de sala de aula.

X

X

X

X

X

X

Priorizar o trabalho de corregência, fortalecendo o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem.

X

X

X

X

X

X

Seguir os parâmetros estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação para garantir organização, equidade e eficiência na distribuição de professores e alunos.

X

X

X

X

X

X

Garantir espaços físicos e recursos adequados para o bom desempenho das atividades escolares, valorizando o conforto e a segurança de todos.

X

X

X

X

X

X

Revisar e realimentar o PPP sempre que necessário, integrando novas estratégias, programas e propostas pedagógicas de forma participativa.

X

X

X

X

X

X

GESTÃO FINANCEIRA

ANO I

ANO II

ANO III

1º S

2º S

1º S

2º S

1º S

2º S

Garantir a compra e a reposição dos materiais pedagógicos e de consumo necessários à prática educativa, assegurando que todos os componentes curriculares tenham os recursos adequados para o desenvolvimento das atividades escolares.

X

X

X

X

X

X

Utilizar os recursos financeiros da unidade escolar em conformidade com o Plano Anual de Aplicação, devidamente aprovado e registrado em livro próprio, garantindo transparência e legalidade em todas as ações.

X

X

X

X

X

X

Incentivar a participação ativa da comunidade nas decisões relativas a melhorias e manutenções do espaço escolar, promovendo ações voluntárias e mutirões colaborativos que fortaleçam o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade.

X

X

X

X

X

X

Criar uma comissão específica para auxiliar nos processos de aquisição de materiais e contratação de serviços, com o objetivo de agilizar as demandas e assegurar o cumprimento das necessidades prioritárias da escola.

X

X

X

X

X

X

Instalar toldo na entrada principal até o portão, oferecendo maior proteção e conforto nos dias de chuva;

X

X

X

X

X

X

Realizar repintura dos espaços externos, incluindo linhas da quadra esportiva e jogos do pátio, promovendo um ambiente mais atrativo e organizado

X

X

X

X

X

X

Revisar e aprimorar grades e portões no entorno da escola, buscando alternativas que reforcem a segurança de estudantes, profissionais e visitantes

X

X

X

X

X

X

Prestar assessoramento contínuo ao colegiado escolar, apresentando relatórios e esclarecimentos sobre as movimentações financeiras, garantindo clareza, responsabilidade e controle coletivo na gestão dos recursos.

X

X

X

X

X

X

Promover ações voltadas à conservação, manutenção e melhoria dos espaços e equipamentos da unidade, incentivando o uso responsável e o cuidado com o ambiente escolar.

X

X

X

X

X

X

Criar instrumentos de acompanhamento e controle do uso de materiais, evitando desperdícios e promovendo o consumo consciente, de forma a otimizar os recursos disponíveis

X

X

X

X

X

X

 

ARTICULAÇÃO COM O COLEGIADO E COMUNIDADE

ANO I

ANO II

ANO III

1º S

2º S

1º S

2º S

1º S

2º S

Oportunizar momentos de convivência e interação entre pais e filhos na escola, por meio de atividades planejadas como leituras compartilhadas, jogos educativos, oficinas de pintura e desenho, apresentações teatrais, contação de histórias e demais ações lúdicas que envolvam o aprendizado de forma prazerosa e colaborativa.

X

X

X

X

X

X

Articular com as famílias informações relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, promovendo reuniões, palestras, rodas de conversa e encontros na Unidade Escolar, fortalecendo o diálogo entre equipe pedagógica e responsáveis.

X

X

X

X

X

X

Organizar encontros de integração entre os alunos da  Educação Infantil, UEI e do Ensino Regular, favorecendo o convívio, a troca de experiências e o sentimento de pertencimento à comunidade escolar, com destaque para as mostras de trabalhos e apresentações coletivas.

 

X

X

X

X

X

X

Promover momentos de visitação das famílias à unidade escolar, possibilitando que apreciem os trabalhos produzidos pelos estudantes, reconhecendo o esforço, o talento e o envolvimento de todos nos projetos pedagógicos desenvolvidos.

X

X

X

X

X

X

 

 

13. RECURSOS


Garantir que todos os recursos financeiros disponibilizados à escola sejam utilizados de forma planejada, eficiente e transparente, assegurando que cada investimento atenda às necessidades pedagógicas, administrativas e de infraestrutura da unidade.

Valorizar as contribuições de todos os segmentos da escola — professores, funcionários, estudantes e famílias — nas decisões sobre a aplicação dos recursos, promovendo um processo participativo que fortaleça o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade.

Estabelecer mecanismos de acompanhamento e avaliação do uso dos recursos, com prestação de contas regular ao colegiado, permitindo ajustes e melhorias constantes, assegurando que os investimentos contribuam para a qualidade do ensino, a valorização do trabalho docente e o bem-estar da comunidade escolar.

Estimular a troca de experiências e o compartilhamento de ideias dentro do colegiado, transformando cada interação em uma oportunidade para desenvolver soluções inovadoras e práticas eficientes, potencializando o impacto positivo dos recursos disponíveis.

 

 

14. CONTROLE

 

A gestão escolar deve participar ativamente de todas as reuniões, debates e encaminhamentos propostos, garantindo que todos os segmentos da escola — pais, professores e funcionários — sejam ouvidos e respeitados, fortalecendo a gestão democrática e participativa.

Além disso, é fundamental acompanhar e cumprir todas as proposições legais, incluindo leis, normas, regulamentos, resoluções e planos nacionais, estaduais e municipais relacionados à educação. Isso inclui a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Curitiba, assegurando que a unidade escolar esteja sempre alinhada às diretrizes institucionais e aos padrões de qualidade exigidos para o ensino.

A atuação baseada na participação efetiva e na conformidade legal contribui para decisões mais transparentes, responsáveis e coerentes, garantindo que a escola funcione de forma ética, organizada e eficiente, atendendo às necessidades de todos os estudantes e da comunidade escolar.

 

 

 

15. EVIDÊNCIAS

 

A gestão escolar deve compreender que um plano de ação não é estático, devendo ser executado, acompanhado e revisitado constantemente para se adaptar às mudanças e necessidades que surgem no cotidiano escolar.

O plano de ação funciona como um instrumento de organização e apoio, permitindo que cada segmento da escola — professores, funcionários, estudantes e famílias — se reconheça e valorize seu papel no desenvolvimento da unidade.

Ao ser construído de forma coletiva e com base em objetivos comuns, o plano contribui para a melhoria contínua da qualidade da educação, fortalecendo a corresponsabilidade, o trabalho colaborativo e o compromisso com os resultados educacionais da escola.

 

ANEXO I

Modelo de Cronograma Anual (feriados, recessos, provas e entrega do Avalia(AVEC)




 

 

  

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário