PROPOSTA DE TRABALHO
CANDIDATOS À DIREÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL POETA JOÃO CABRAL DE MELO NETO
MANDATO: 2026/2028
1.
DADOS
DA ESCOLA
Escola Municipal
Poeta João Cabral de Melo Neto
Rua Marco Campos, 371
Número de alunos: 296
2. DADOS DOS CANDIDATOS QUE COMPÕEM A CHAPA
Nome do candidato à
Direção
Rogério Adriano Lau
Nome do candidato a
Vice-Direção
Simone Regina
Becher Santos
3.
SLOGAN
DA CHAPA
Quando a família e
escola trabalham juntas, tudo fica mais completo.
4.
OBJETIVO GERAL DA CANDIDATURA
Promover o desenvolvimento integral da criança,
considerando seus aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos,
preparando-a para atuar de forma crítica, criativa e autônoma na sociedade.
Busca-se oferecer um processo de ensino-aprendizagem dinâmico, colaborativo e
significativo, que valorize a individualidade do estudante, estimule sua
curiosidade e favoreça a construção do conhecimento por meio da exploração de
diferentes espaços, materiais e experiências.
5.
ANÁLISE DOS CENÁRIOS
Consolidar a
escola como um espaço educativo, democrático e inclusivo, promovendo a
participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar no processo de
construção coletiva das ações pedagógicas e administrativas. Busca-se
fortalecer a gestão participativa, garantindo a equidade, a transparência e o
diálogo como princípios norteadores das decisões, de modo a assegurar um
ambiente escolar acolhedor, inovador e comprometido com a formação integral dos
estudantes e com a melhoria contínua da qualidade do ensino.
6. ANÁLISE DIAGNÓSTICA
Receber em sala de aula crianças e estudantes com
diferentes trajetórias de vida e históricos sociais exige da escola um olhar
sensível, reflexivo e comprometido com a diversidade. Essa realidade nos
convida a repensar práticas pedagógicas e a construir caminhos que promovam o
desenvolvimento integral de cada estudante, respeitando suas individualidades,
ritmos e potencialidades.
Diante desse cenário, é imprescindível que os
encaminhamentos pedagógicos valorizem o estudante como sujeito ativo do
processo de aprendizagem e que a escola se consolide como um espaço de formação
humana, inclusiva, equitativa e acolhedora. A gestão escolar, nesse sentido,
deve atuar de forma colaborativa, incentivando o planejamento e o
replanejamento constantes das ações educativas, de modo a favorecer a reflexão
crítica dos profissionais sobre suas práticas e a busca por metodologias que
garantam o direito de aprender a todos.
Assim,
a análise do contexto evidencia a importância de uma gestão democrática e
participativa, capaz de promover o diálogo, fortalecer o trabalho coletivo e
assegurar que cada decisão esteja orientada pela missão de transformar a escola
em um ambiente de aprendizagem significativa, cidadania e valorização da
diversidade.
7. VISÃO SOBRE A ESCOLA
Acreditar na capacidade de opinar, aprender, brincar, construir,
imaginar e participar é reconhecer que cada estudante e cada criança traz
consigo um universo de saberes, experiências e possibilidades. É a partir dessa
crença que se propõe uma gestão comprometida em transformar a escola em um
verdadeiro espaço de acolhimento, aprendizagem e pertencimento, onde todos
tenham voz e vez.
Entende-se que a escola deve respeitar e valorizar todas as etapas do
desenvolvimento humano, proporcionando condições para que cada estudante avance
em seu próprio ritmo, superando barreiras que possam limitar seu crescimento
intelectual, emocional e social. A gestão escolar, nesse contexto, deve assumir
o papel de mediadora, estimulando práticas pedagógicas inclusivas, criativas e
colaborativas que promovam o desenvolvimento pleno e a formação cidadã.
Assim, acredita-se que fortalecer uma cultura escolar pautada no
diálogo, no respeito às diferenças e na valorização das potencialidades
individuais é o caminho para consolidar uma educação de qualidade, democrática
e humanizadora, capaz de preparar nossos estudantes para a vida em sociedade e
para o exercício da autonomia e da responsabilidade.
8. OBJETIVOS E METAS ESTRATÉGICAS
Buscar uma gestão
verdadeiramente participativa, que envolva todos os segmentos da comunidade
escolar — equipe gestora, professores, funcionários, estudantes, famílias e
comunidade local — é fundamental para o fortalecimento da escola. Acredita-se
que a união e o diálogo entre os diferentes setores educacionais ampliam as
possibilidades de realização das tarefas com eficácia e compromisso coletivo.
Quando o grupo
trabalha de forma integrada, cria-se um ambiente de cooperação e
corresponsabilidade, no qual o compartilhamento de saberes e experiências
favorece a construção de soluções mais criativas e efetivas para os desafios
que surgem no cotidiano escolar. Essa troca mútua de conhecimentos possibilita
identificar e compreender melhor os problemas que emergem durante a jornada
educativa, promovendo a reflexão conjunta e o engajamento de todos na busca por
melhorias.
Dessa forma, cada
indivíduo passa a se reconhecer como parte essencial do processo educativo,
sentindo-se comprometido e motivado a contribuir para o bem comum da escola e
para o desenvolvimento pleno dos estudantes e das crianças, consolidando uma
gestão democrática, acolhedora e eficiente.
9. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover o
aprimoramento contínuo do trabalho pedagógico e administrativo por meio da
criação de oportunidades formativas voltadas a professores e funcionários, como
permanências concentradas, capacitações, palestras, grupos de estudo, trocas de
experiências e encaminhamentos diferenciados, buscando o fortalecimento das
práticas educativas e a melhoria da qualidade do ensino.
Utilizar os
resultados das avaliações internas e externas — como SAEB, Prova Paraná e Prova
Curitiba — como referência para o planejamento, replanejamento e implementação
de estratégias que visem à elevação dos índices de desempenho e ao
fortalecimento do ensino de qualidade.
Fomentar a cultura
de avaliação contínua e reflexiva, estimulando a análise crítica dos resultados
e o compromisso coletivo com a aprendizagem de todos os estudantes.
Valorizar o
trabalho colaborativo entre os diferentes segmentos da escola, promovendo um
ambiente de corresponsabilidade, diálogo e compromisso com os objetivos
institucionais.
10. ESTRATÉGIAS
Busca-se, no
ambiente escolar, o constante aprimoramento da qualidade do processo de ensino
e aprendizagem, proporcionando múltiplas oportunidades para que cada estudante
ou criança se aproprie do conhecimento de forma ativa, crítica e significativa.
Tal propósito parte de práticas pedagógicas intencionais, planejadas e mediadas
pelo professor, que atua como orientador e facilitador do desenvolvimento
integral do estudante.
Defende-se o
direito de todos à aprendizagem, pautado em princípios de democracia, equidade
e inclusão, valores essenciais para a construção de uma escola justa e
acolhedora. Pretende-se formar sujeitos críticos, reflexivos, participativos e
conscientes de seu papel social, capazes de compreender o mundo por meio do
conhecimento científico, histórico e cultural, atuando com responsabilidade e
autonomia na vida em sociedade.
A educação, nesse
contexto, deve ser vivenciada de maneira integral, oferecendo experiências que
possibilitem ao estudante vivenciar, experimentar, discutir, aprimorar e
analisar seu próprio processo de aprendizagem. Assim, a escola assume o
compromisso de promover um ambiente educativo dinâmico, cooperativo e
transformador, no qual cada indivíduo é valorizado em sua singularidade e
potencialidade.
Com o propósito de
fortalecer uma escola equânime e inclusiva, alinhada ao conceito de Cidade
Educadora, a gestão propõe o desenvolvimento de ações que articulem esforços
individuais e coletivos em prol da aprendizagem significativa e da melhoria
contínua da qualidade educacional.
Para garantir a
efetividade desse trabalho, a proposta de gestão prevê a elaboração de um Plano
de Ação Anual, construído de forma participativa e coerente com as fragilidades
e potencialidades da unidade escolar. Esse plano será constantemente analisado
e ajustado a partir dos resultados das avaliações internas e externas (como
SAEB, Prova Paraná, Prova Curitiba, PIQ), bem como das demandas apontadas pela
comunidade escolar, pelos professores e pelos estudantes.
Dessa forma, a
gestão pretende consolidar uma prática educativa comprometida com a
transformação social, a valorização do trabalho coletivo e o fortalecimento da
escola pública como espaço de formação humana, crítica e cidadã.
11. AÇÕES: PROGRAMAS E PROJETOS
GESTÃO
ADMINISTRATIVA
Revisitar periodicamente os processos e
buscar feedback do colegiado escolar, a fim de realizar as adequações
necessárias para o aprimoramento das práticas pedagógicas e administrativas.
Propiciar um espaço de trabalho
responsável, agradável e colaborativo, que valorize a interação coletiva e
respeite a individualidade de cada profissional.
Priorizar a conscientização sobre
direitos e deveres, promovendo motivação, reconhecimento e incentivo para
profissionais engajados e comprometidos com a educação.
Estabelecer, em conjunto com o colegiado
escolar, o Plano Anual das Ações, definindo metas e estratégias claras para a
melhoria contínua da escola.
Organizar reuniões quinzenais com a
equipe pedagógica e administrativa para acompanhamento das ações, avaliação de
resultados e tomada de decisões coletivas.
Desenvolver ações que garantam o suporte
necessário a todos os segmentos da escola, fortalecendo a participação e o
compromisso com as tarefas e responsabilidades.
Construir mecanismos (whatsapp e vídeo
conferência) que aumentem a comunicação, a mobilização e a representação do
colegiado escolar, do Conselho de Escola, da APPF, das assembleias e da
mantenedora.
Fomentar a escuta ativa dos alunos
(verbal, visual, corporal e intencional), promovendo a participação no momento
de execução dos Hinos Nacional, do Estado do Paraná, de Curitiba e da Bandeira,
conforme Lei Municipal nº 10.536/02.
Sensibilizar o colegiado para a prática
ética, respeitosa e solidária no cotidiano escolar.
Articular com setores da SME e privados
ações e parcerias que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino.
Repensar e reorganizar constantemente os
espaços internos e externos da escola, buscando estimular o bem-estar e o
aprendizado de estudantes, crianças e professores.
Incentivar atividades voluntárias junto
ao colegiado escolar para melhorias na unidade e redução de gastos.
Ampliar o sistema de câmeras de
segurança.
Concluir a aquisição de TVs smart para o
pátio interno.
Readaptar a sala multimídia para um
espaço maker, com
robótica, impressora 3D, uso de mídias digitais e atividades práticas.
GESTÃO
PEDAGÓGICA
Articular práticas pedagógicas que
promovam a apropriação do conhecimento científico de forma criativa,
significativa e contextualizada para cada estudante/criança.
Proporcionar uma escola equânime,
inclusiva e sensível às diferenças individuais, valorizando as potencialidades
e necessidades de cada estudante.
Incentivar a participação de todos os
profissionais da escola em cursos, capacitações e programas de atualização
pedagógica, comunicando em tempo hábil as oportunidades oferecidas pela
mantenedora.
Reconhecer e respeitar a pluralidade
cultural, social e religiosa da comunidade escolar, promovendo o diálogo aberto
e constante entre escola, família e comunidade.
Assegurar uma escola inclusiva, que
respeite, acolha e reconheça as diferenças individuais, garantindo condições
para que todos os estudantes aprendam de maneira plena.
Garantir a continuidade de projetos e
programas consolidados na escola, como Fanfarra, Programa Defesa Civil na
Educação – Conhecer para Prevenir (CPP), Projeto Potencializando Saberes:
extensão, Preste Atenção, Indique um Livro, Espaço Maker, entre outros.
Criar oportunidades para novos projetos
pedagógicos, como: Potencializando Saberes: migrantes, Xadrez e Hortas
Escolares, Comunidade Escola, ampliando as possibilidades de aprendizagem
prática e interdisciplinar.
Criar murais pedagógicos, ampliar
espaços de leitura e promover atividades artísticas, culturais e festividades
escolares que valorizem a criatividade dos estudantes.
Incentivar a participação de professores
e outros profissionais em atividades pedagógicas, reuniões, mostra de trabalhos
e eventos escolares, fortalecendo o trabalho coletivo.
Estabelecer horários de uso da
biblioteca em parceria com o professor regente e corregente, promovendo
leituras, teatros de fantoches e outras atividades lúdicas.
Enviar ao colegiado escolar o
planejamento anual das atividades e projetos (Anexo I), garantindo clareza e
transparência.
Monitorar os resultados das, Prova
Paraná, SAEB e Prova Curitiba, promovendo análises coletivas com o grupo
docente para orientar estratégias de melhoria contínua.
Incentivar a participação em
assessoramentos, permanências e momentos de estudo pedagógico, utilizando os
resultados das avaliações para orientar práticas de sala de aula.
Priorizar o trabalho de corregência,
fortalecendo o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem.
Seguir os parâmetros estabelecidos pela
Secretaria Municipal de Educação para garantir organização, equidade e
eficiência na distribuição de professores e alunos.
Garantir espaços físicos e recursos
adequados para o bom desempenho das atividades escolares, valorizando o
conforto e a segurança de todos.
Revisar e realimentar o PPP sempre que
necessário, integrando novas estratégias, programas e propostas pedagógicas de
forma participativa.
GESTÃO
FINANCEIRA
Utilizar os recursos financeiros da
unidade escolar em conformidade com o Plano Anual de Aplicação, devidamente
aprovado e registrado em livro próprio, garantindo transparência e legalidade
em todas as ações.
Incentivar a participação ativa da
comunidade nas decisões relativas a melhorias e manutenções do espaço escolar,
promovendo ações voluntárias e mutirões colaborativos que fortaleçam o
sentimento de pertencimento e corresponsabilidade.
Criar uma comissão específica para
auxiliar nos processos de aquisição de materiais e contratação de serviços, com
o objetivo de agilizar as demandas e assegurar o cumprimento das necessidades
prioritárias da escola.
Instalar toldo na entrada principal até
o portão, oferecendo maior proteção e conforto nos dias de chuva.
Realizar repintura dos espaços externos,
incluindo linhas da quadra esportiva e jogos do pátio, promovendo um ambiente
mais atrativo e organizado.
Revisar e aprimorar grades e portões no
entorno da escola, buscando alternativas que reforcem a segurança de
estudantes, profissionais e visitantes.
Prestar assessoramento contínuo ao
colegiado escolar, apresentando relatórios e esclarecimentos sobre as
movimentações financeiras, garantindo clareza, responsabilidade e controle
coletivo na gestão dos recursos.
Promover ações voltadas à conservação,
manutenção e melhoria dos espaços e equipamentos da unidade, incentivando o uso
responsável e o cuidado com o ambiente escolar.
Criar instrumentos de acompanhamento e
controle do uso de materiais, evitando desperdícios e promovendo o consumo
consciente, de forma a otimizar os recursos disponíveis.
ARTICULAÇÃO COM O COLEGIADO E COMUNIDADE
Articular com as famílias informações
relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, promovendo
reuniões, palestras, rodas de conversa e encontros na Unidade Escolar,
fortalecendo o diálogo entre equipe pedagógica e responsáveis.
Organizar encontros de integração entre
os alunos da Educação Infantil, UEI e do Ensino Regular, favorecendo o
convívio, a troca de experiências e o sentimento de pertencimento à comunidade
escolar, com destaque para as mostras de trabalhos e apresentações coletivas.
Promover momentos de visitação das
famílias à unidade escolar, possibilitando que apreciem os trabalhos produzidos
pelos estudantes, reconhecendo o esforço, o talento e o envolvimento de todos
nos projetos pedagógicos desenvolvidos.
12. CRONOGRAMA
|
GESTÃO ADMINISTRATIVA |
ANO I |
ANO II |
ANO III |
|||
|
1º S |
2º S |
1º S |
2º S |
1º S |
2º S |
|
|
Garantir a transparência das rotinas
administrativas, apresentando constantemente as atividades desenvolvidas à
comunidade escolar e promovendo uma gestão participativa. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Revisitar periodicamente os processos e buscar
feedback do colegiado escolar, a fim de realizar as adequações necessárias
para o aprimoramento das práticas pedagógicas e administrativas. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Propiciar um espaço de trabalho responsável,
agradável e colaborativo, que valorize a interação coletiva e respeite a
individualidade de cada profissional. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Priorizar a conscientização sobre direitos e
deveres, promovendo motivação, reconhecimento e incentivo para profissionais
engajados e comprometidos com a educação. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Estabelecer, em conjunto com o colegiado escolar, o
Plano Anual das Ações, definindo metas e estratégias claras para a melhoria
contínua da escola. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Organizar reuniões quinzenais com a equipe
pedagógica e administrativa para acompanhamento das ações, avaliação de
resultados e tomada de decisões coletivas. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Desenvolver ações que garantam o suporte necessário
a todos os segmentos da escola, fortalecendo a participação e o compromisso
com as tarefas e responsabilidades. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Construir mecanismos (whatsapp, vídeo conferência)
que aumentem a comunicação, a mobilização e a representação do colegiado
escolar, do Conselho de Escola, da APPF, das assembleias e da mantenedora. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Fomentar a escuta ativa dos alunos (verbal,
visual, corporal e intencional), promovendo a participação no momento de
execução dos Hinos Nacional, do Estado do Paraná, de Curitiba e da Bandeira,
conforme Lei Municipal nº 10.536/02. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Sensibilizar o colegiado para a prática ética,
respeitosa e solidária no cotidiano escolar. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Articular com setores da SME e privados ações e
parcerias que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Repensar e reorganizar constantemente os espaços
internos e externos da escola, buscando estimular o bem-estar e o aprendizado
de estudantes, crianças e professores. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Incentivar atividades voluntárias junto ao
colegiado escolar para melhorias na unidade e redução de gastos. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Ampliar
o sistema de câmeras de segurança. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Concluir a aquisição de TVs smart para o pátio
interno. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Ampliação do sistema das câmeras de segurança. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Readaptar a sala multimídia para um espaço maker,
com robótica, impressora 3D, uso de mídias digitais e atividades práticas. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
GESTÃO PEDAGÓGICA |
ANO I |
ANO II |
ANO III |
|||
|
1º S |
2º S |
1º S |
2º S |
1º S |
2º S |
|
|
Colocar
o processo de ensino-aprendizagem no centro das decisões, buscando
constantemente a qualidade da educação oferecida. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Articular
práticas pedagógicas que promovam a apropriação do conhecimento científico de
forma criativa, significativa e contextualizada para cada estudante/criança. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Proporcionar
uma escola equânime, inclusiva e sensível às diferenças individuais,
valorizando as potencialidades e necessidades de cada estudante. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Incentivar a participação de todos os profissionais da escola em
cursos, capacitações e programas de atualização pedagógica, comunicando em
tempo hábil as oportunidades oferecidas pela mantenedora. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Reconhecer
e respeitar a pluralidade cultural, social e religiosa da comunidade escolar,
promovendo o diálogo aberto e constante entre escola, família e comunidade. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Assegurar
uma escola inclusiva, que respeite, acolha e reconheça as diferenças
individuais, garantindo condições para que todos os estudantes aprendam de
maneira plena. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Garantir
a continuidade de projetos e programas consolidados na escola, como Fanfarra,
Programa Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir (CPP), Projeto
Potencializando Saberes: extensão, Preste Atenção, Indique um Livro, Espaço
Maker, entre outros. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Criar
oportunidades para novos projetos pedagógicos, como: Potencializando Saberes:
migrantes, Xadrez e Hortas Escolares, Comunidade Escola, ampliando as
possibilidades de aprendizagem prática e interdisciplinar. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Criar
murais pedagógicos, ampliar espaços de leitura e promover atividades
artísticas, culturais e festividades escolares que valorizem a criatividade
dos estudantes. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Incentivar
a participação de professores e outros profissionais em atividades
pedagógicas, reuniões, mostra de trabalhos e eventos escolares, fortalecendo
o trabalho coletivo. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Estabelecer
horários de uso da biblioteca em parceria com o professor regente e
corregente, promovendo leituras, teatros de fantoches e outras atividades
lúdicas. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Enviar
ao colegiado escolar o planejamento anual das atividades e projetos (Anexo
I), garantindo clareza e transparência. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Monitorar
os resultados das, Prova Paraná, SAEB e Prova Curitiba, promovendo análises
coletivas com o grupo docente para orientar estratégias de melhoria contínua. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Incentivar
a participação em assessoramentos, permanências e momentos de estudo
pedagógico, utilizando os resultados das avaliações para orientar práticas de
sala de aula. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Priorizar o
trabalho de corregência, fortalecendo o acompanhamento do processo de
ensino-aprendizagem. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Seguir os
parâmetros estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação para garantir
organização, equidade e eficiência na distribuição de professores e alunos. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Garantir
espaços físicos e recursos adequados para o bom desempenho das atividades
escolares, valorizando o conforto e a segurança de todos. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Revisar e
realimentar o PPP sempre que necessário, integrando novas estratégias,
programas e propostas pedagógicas de forma participativa. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
GESTÃO FINANCEIRA |
ANO I |
ANO II |
ANO III |
|||
|
1º S |
2º S |
1º S |
2º S |
1º S |
2º S |
|
|
Garantir
a compra e a reposição dos materiais pedagógicos e de consumo necessários à
prática educativa, assegurando que todos os componentes curriculares tenham
os recursos adequados para o desenvolvimento das atividades escolares. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Utilizar
os recursos financeiros da unidade escolar em conformidade com o Plano Anual
de Aplicação, devidamente aprovado e registrado em livro próprio, garantindo
transparência e legalidade em todas as ações. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Incentivar
a participação ativa da comunidade nas decisões relativas a melhorias e
manutenções do espaço escolar, promovendo ações voluntárias e mutirões
colaborativos que fortaleçam o sentimento de pertencimento e
corresponsabilidade. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Criar
uma comissão específica para auxiliar nos processos de aquisição de materiais
e contratação de serviços, com o objetivo de agilizar as demandas e assegurar
o cumprimento das necessidades prioritárias da escola. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Instalar
toldo na entrada principal até o portão, oferecendo maior proteção e conforto
nos dias de chuva; |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Realizar
repintura dos espaços externos, incluindo linhas da quadra esportiva e jogos
do pátio, promovendo um ambiente mais atrativo e organizado |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Revisar e
aprimorar grades e portões no entorno da escola, buscando alternativas que
reforcem a segurança de estudantes, profissionais e visitantes |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Prestar
assessoramento contínuo ao colegiado escolar, apresentando relatórios e
esclarecimentos sobre as movimentações financeiras, garantindo clareza,
responsabilidade e controle coletivo na gestão dos recursos. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Promover
ações voltadas à conservação, manutenção e melhoria dos espaços e
equipamentos da unidade, incentivando o uso responsável e o cuidado com o
ambiente escolar. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Criar
instrumentos de acompanhamento e controle do uso de materiais, evitando
desperdícios e promovendo o consumo consciente, de forma a otimizar os
recursos disponíveis |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
ARTICULAÇÃO COM O COLEGIADO E COMUNIDADE |
ANO I |
ANO II |
ANO III |
|||
|
1º S |
2º S |
1º S |
2º S |
1º S |
2º S |
|
|
Oportunizar
momentos de convivência e interação entre pais e filhos na escola, por meio
de atividades planejadas como leituras compartilhadas, jogos educativos,
oficinas de pintura e desenho, apresentações teatrais, contação de histórias
e demais ações lúdicas que envolvam o aprendizado de forma prazerosa e
colaborativa. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Articular
com as famílias informações relevantes sobre o processo de
ensino-aprendizagem dos estudantes, promovendo reuniões, palestras, rodas de
conversa e encontros na Unidade Escolar, fortalecendo o diálogo entre equipe
pedagógica e responsáveis. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Promover
momentos de visitação das famílias à unidade escolar, possibilitando que
apreciem os trabalhos produzidos pelos estudantes, reconhecendo o esforço, o
talento e o envolvimento de todos nos projetos pedagógicos desenvolvidos. |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
13. RECURSOS
Garantir que todos os recursos
financeiros disponibilizados à escola sejam utilizados de forma planejada, eficiente e transparente,
assegurando que cada investimento atenda às necessidades pedagógicas,
administrativas e de infraestrutura da unidade.
Valorizar
as contribuições de todos os segmentos da escola — professores, funcionários,
estudantes e famílias — nas decisões sobre a aplicação dos recursos, promovendo
um processo participativo
que fortaleça o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade.
Estabelecer
mecanismos de acompanhamento e avaliação do uso dos recursos, com prestação de
contas regular ao colegiado, permitindo ajustes e melhorias constantes,
assegurando que os investimentos contribuam para a qualidade do ensino, a valorização do
trabalho docente e o bem-estar da comunidade escolar.
Estimular
a troca de experiências e o compartilhamento de ideias dentro do colegiado,
transformando cada interação em uma oportunidade para desenvolver soluções inovadoras e
práticas eficientes, potencializando o impacto positivo
dos recursos disponíveis.
14. CONTROLE
A
gestão escolar deve participar
ativamente de todas as reuniões, debates e encaminhamentos propostos,
garantindo que todos os segmentos da escola — pais, professores e funcionários
— sejam ouvidos e respeitados, fortalecendo a gestão democrática e participativa.
Além
disso, é fundamental acompanhar
e cumprir todas as proposições legais, incluindo leis,
normas, regulamentos, resoluções e planos nacionais, estaduais e municipais
relacionados à educação. Isso inclui a Secretaria
Municipal de Educação da Prefeitura de Curitiba,
assegurando que a unidade escolar esteja sempre alinhada às diretrizes
institucionais e aos padrões de qualidade exigidos para o ensino.
A
atuação baseada na participação
efetiva e na conformidade legal contribui para decisões mais
transparentes, responsáveis e coerentes, garantindo que a escola funcione de
forma ética, organizada e eficiente, atendendo às necessidades de todos os
estudantes e da comunidade escolar.
15. EVIDÊNCIAS
A
gestão escolar deve compreender que um
plano de ação não é estático, devendo ser executado, acompanhado e revisitado
constantemente para se adaptar às mudanças e necessidades que
surgem no cotidiano escolar.
O
plano de ação funciona como um instrumento
de organização e apoio, permitindo que cada segmento da escola
— professores, funcionários, estudantes e famílias — se reconheça e valorize seu papel
no desenvolvimento da unidade.
Ao
ser construído de forma coletiva e com base em objetivos comuns, o plano
contribui para a melhoria
contínua da qualidade da educação, fortalecendo a
corresponsabilidade, o trabalho colaborativo e o compromisso com os resultados
educacionais da escola.
ANEXO I
Modelo de Cronograma Anual
(feriados, recessos, provas e entrega do Avalia(AVEC)
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